Em um almoço com os secretários municipais e a imprensa, na quarta, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) fez um balanço de todas as obras e conquistas da prefeitura em 2015. Veja aqui a apresentação completa de Schirmer.
Durante esta prestação de contas à população, Schirmer aproveitou para fazer um apelo. Ele mostrou a previsão do tempo para os próximos 10 dias, em que deve chover em todos, e comentou que, nos últimos 10 dias, tinha chovido em oito. O prefeito disse isso para pedir aos santa-marienses a compreensão de que, durante um período intenso de chuvas, é impossível tapar buracos nas ruas:
- Depois que para de chover, é preciso dois ou três dias para o buraco no asfalto secar para poder consertá-lo. Esse problema não é só de Santa Maria. E na estrada de chão, não adianta colocar uma patrola enquanto chove - disse Schirmer.
Faz sentido a declaração do prefeito, mas para um morador do interior que fica sem ônibus porque a estrada está intransitável, é difícil aceitar. Na quarta à tarde, a coordenadora de escola infantil Natielli Vanderverb, 23 anos, ligou ao Diário para dizer que teve de caminhar dois quilômetros no barro para pegar o ônibus perto do Frigorífico Silva, pois o coletivo não está passando na estrada do Passo da Capivara e Arenal. Em dois dias, ela chegou atrasada ao trabalho. Já a ATU disse que no Pau-a-Pique, os ônibus também não estão passando e que isso já foi comunicado à prefeitura.
Confira mais notícias exclusivas do colunista Deni Zolin
No evento, o prefeito anunciou que, em 2016, além de lutar pela abertura do hospital regional, lançará planos de arborização e de turismo. E em março, concluirá a informatização da saúde. Disse que será instalado um pórtico com um helicóptero no final da Avenida Fernando Ferrari e outro, com um blindado, na Faixa de Rosário.
"